quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Reflexões da Prof. Aydee

O CAMPO SEMÂNTICO DA AVALIAÇÃO: MAIS ALÉM DAS DEFINIÇÕES

DELIMITAÇÃO CONCEITUAL

Cada um interpreta e avalia o tema avaliação de forma distinta. Cada um age em nome de uma avaliação de qualidade e defenderá a sua como sendo uma boa avaliação. A relação entre qualidade e avaliação é estreita e, na prática docente dificilmente ocorre separadamente.

Porém avaliar não é classificar ou medir, nem sequer corrigir, não é classificar, examinar, ou simplesmente aplicar testes. A avaliação no âmbito educativo deve ser entendida como uma atividade crítica de aprendizagem, avaliação é aprendizagem no sentido de que por meio dela adquirimos conhecimento. Pois o professor aprende para conhecer e para melhorar a sua prática docente.

CARACTERIZAÇÃO GLOBAL DA AVALIAÇÃO EDUCATIVA

A avaliação é a oportunidade de se colocar em prática seus conhecimentos e para que se sinta a necessidade de defender suas idéias, suas razões, seus saberes.

A avaliação não ocorre somente no final, ou por unidade de tempo ou de conteúdo, ela desempenha funções distintas aos fins educativos, porém os principais beneficiados são os sujeitos que participam do processo. Quando a avaliação é realizada de maneira contínua, não há razão para fracasso, pois sempre teremos tempo para agir e intervir inteligentemente no momento oportuno, quando o sujeito necessita de nossa orientação e de nossa ajuda, desta forma evitar que qualquer falha se torne definitiva.

A IMPORTANCIA DO CONTEXTO DE ELABORAÇÃO

Na avaliação devemos também analisar com distorções que provoca os interesses que estão em jogo e as ideologias que nela se encontram, levando em conta suas repercussões. No campo da avaliação o desenvolvimento conceitual pode ser comprovado por sua constante ampliação, pois aparecem termos novos, novas expressões que criam imagens sugestivas, idéias inovadoras. E a partir desta conjunção aprendemos a elaborar provas de diversos tipos que tecnificaram racionalmente o que até então era conhecido como formas tradicionais de exame para o controle de conhecimento adquiridos.

DUALIDADES EM TORNO DA AVALIAÇÃO

O risco do esquematismo pode resultar em uma leitura simplificada, é apresentado um esquema como uma forma de caracterizar o que se pode entender como por avaliação tradicional em quaisquer de suas formas, e como avaliação ou formas de avaliação alternativas. A intenção é deixar o tema em aberto para possíveis debates interativos.

NOVOS CONCEITOS, VELHAS FUNÇÕES: A COMPLICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO

Com a expansão da educação, tudo o que se tem a ver com ela tornou-se cada vez mais complexa. Pois surgiram novos conceitos que pretende explicar e atender a todas as frentes que são abertas. Aparecem funções que vão sendo acrescentadas às tradicionais complicando o campo nem sempre de um modo justificado. Reconhece-se a multiplicidade de funções que cada vez mais se acrescenta à tarefa docente, conforme aumenta o tempo que os alunos passam nas escolas. Da mesma forma ocorre com a avaliação, pois não é somente a avaliação dos alunos que entra em jogo, mas também a dos professores e a da escola. Com isso surge a preocupação gerencial por prestação de contas.

NECESSIDADE DE AVALIAR INTRODUÇÃO DE NOVOS CONCEITOS

Para que haja transformação de algo, não basta acrescentar ou colocar rótulo, mas realizá-lo em virtude do conteúdo das idéias incluídas nas novas propostas e argumentos em que se sustentam. Um pensamento não se transforma em crítico pelo mero fato de possuir esse rótulo, e sim em virtude de seu conteúdo.

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