quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Reflexões da Prof. Alzenir

TEXTO: A avaliação no princípio da excelência e do êxito escolares.

O êxito e o fracasso escolar é o resultado de um julgamento  diferencial que cada organização escolar faz de seus alunos.

A escola não pode deixar que a avaliação recaia sobre a apropriação do currículo formal, mesmo assim, é difícil limitar ou seja identificar as exigências que se subtendem a avaliação escolar. A escola deve adotar um modelo de avaliação contínua, onde o professor faz uso da sua autonomia e por fim registram que essa avaliação contínua é essencialmente uma definição da excelência.

Para reconstituir as normas de excelência, os níveis de exigências e os procedimentos de avaliação, deve portanto não somente identificar as regras e a doutrina não escrita da organização escolar, mas levar em conta a grande diversidade das concepções e das  práticas.

A excelência e o êxito não são único: sua definição varia de estabelecimento, de uma turma, de um ano a outro no âmbito do mesmo plano de estudo.

Deve-se conceber a avaliação não como uma tomada de informação em sentido único, como uma mera medida de valor escolar , mas como um momento de confronto entre o saber e o confronto.

A escola muitas vezes define o fracasso e o êxito de modo unívoco porque quer tomar, de maneira unilateral decisões legítimas. Todavia para que suas decisões não fiquem sob suspeitas de arbitrariedades, a escola deve explicitar os critérios de êxito ou de fracasso.

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