TEXTO: O CAMPO SEMÂNTICO DA AVALIAÇÃO: MAIS ALÉM DAS DEFINIÇÕES
Todos falam em avaliação, mas cada um conceitua o termo com significado bem distintos, segundo cada uma das normas bem diferentes acreditando e deixando entender que a sua segue critérios de qualidade e a defendendo com uma boa avaliação, como se ambas (qualidade e avaliação) ocorressem isoladas.
A avaliação só tem qualidade quando é formativa, isto é onde desempenham papel de aprendizagem e o professor aprende para conhecer e melhorar a sua prática colaborando com a aprendizagem do seu aluno. É necessário que seja democrática, estar sempre a serviço do educando (sujeito) e principalmente que exista a negociação e processual e contínua integra no currículo, se fizermos essa avaliação não teremos fracasso, pois sempre chegaremos a tempo de agir e intervir e evitar que qualquer falha torne definitiva, pois são duas partes no mesmo processo e somente na unidade mantêm o seu sentido.
Muitos são os termos usados para a avaliação dentro de um mesmo campo semântico representando porém ideologias distintas.
Portanto deveríamos avaliar para conhecer e não para medir processos mentais, avaliar sim o conhecimento de como e sobre o que o aluno aprende.
Clarinda Machado Pereira
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