TEXTO: A AVALIAÇÃO ENTRE DUAS LÓGICAS
Apesar da reprovação do sistema de nota do aluno, é a prática presente na maioria das escolas, por isso hoje é comum ouvirmos sobre a avaliação formativa e não estamos inertes às mudanças envolvendo esse tema. Só que não se pode melhorar a avaliação sem tocar no conjunto do sistema didático e do sistema escolar.
A avaliação tradicional é classificada não como o que o aluno sabe, mas o que lhe acontecerá até o final do ano, será avaliado seu silêncio, seu comportamento e assim decidir se ele passa de ano ou reprova. A finalidade da prova é mais para a classificação dos alunos do que para identificar o nível de domínio de cada um, sem compreender os erros do aluno e assim, trabalhá-los.
A avaliação não deve ser o fim, mas que sirva de orientação para o aprendizado do aluno.
A avaliação formativa torna o professor o criador de situações de aprendizagem. Ela surge da idéia de não mais criar hierarquias e sim delimitar as aquisições e os modos de raciocínio de cada aluno para auxiliá-lo a progredir no sentido dos objetivos.
Na verdade, nós professores, já usamos, em termos, essa avaliação de modo mais individualizado, para assim conhecer as dificuldades de cada aluno e tentar remediá-las.
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