TEXTO: O CAMPO SEMÂNTICO DA AVALIAÇÃO: MAIS ALÉM DAS DEFINIÇÕES
Através do processo de avaliação podemos diagnosticar as deficiências e dificuldades dos nossos educandos e temos a oportunidade durante o processo de avaliação de propor soluções diferenciadas para os mesmos, sendo esta uma das etapas do processo nunca uma conclusão do mesmo.
Mas quando ocorre das dificuldades diagnosticas forem muitas e gerais, a causa normalmente se situa o professor, no ensino, ou em ambos e deve ser diagnosticada com objetividade e clareza. Esta é mais uma das etapas do processo avaliativo a alta avaliação do educador e de seus métodos de ensino-aprendizagem, porém verdadeiramente é uma prática quase que inexistente, pois a autocrítica nunca consegue um espaço relevante num horário sempre apertado e eu pessoalmente julgo que esta é trabalho que exige acompanhante pedagógico para ser realizado.
Portanto dentro de um processo avaliativo nos temos dos pólos que precisam começar a se integrar para ter resultados no mínimo satisfatórios, num extremo temos os alunos com todas as suas peculiaridades e do outro em muitos casos bem distante temos o professor que peca por não se considerar um agente participativo do processo de avaliação e sim o execuO requisito Avaliação dentro do processo educacional possui uma conceituação muito ampla, pois cada instituição escolar adota uma tendência pedagógica e a partir daí traça o seu modelo de avaliação com características peculiares condizente com sua contextualização social. Porém atualmente a maioria das instituições escolares está adotando o processo de avaliação formativa para fundamentar seus trabalhos, porque o objetivo central dessa avaliação é fornecer informações ao professor sobre como os alunos estão indo, para que ele possa corrigir o rumo, seja adaptando o progrator do mesmo.
Eliane Jácomo dos Reis
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