Prof. Clarinda e Prof. Sandra
TEXTO: A avaliação no princípio da excelência e do êxito escolares
Profª Sandra Regina da Silva
O texto estudado aborda inúmeras comparações, tanto que em primeira definição é inserida ao resgate do senso comum. Eleva em princípio o seu contexto baseado nos alunos que alcançam êxito ou fracasso na escola por serem avaliados em função de exigências alegadas pelos professores ou outros profissionais, segundo esses programas ou diretrizes determinadas pelo sistema educativo. O autor relata que há muito tempo a pesquisa em educação jamais ignorou o peso das normas de excelência escolar em relação aos fracassos escolares .
Segundo o autor inúmeros pesquisadores, se apressaram em dar uma explicação para essas desigualdades e isto durou muito tempo, aceitou-se a idéia de que, a cada momento de sua trajetória, um aluno domina mais ou menos os saberes ou competências ensinados e que a avaliação é, às vezes, aproximativa ou indireta e que a escola nem sempre está bem instrumentada para delimitar as competências de seus alunos. Criam-se hierarquia de excelência, onde houve várias negociações envolvendo a cultura escolar mediante as disciplinas distintas ou separadas. O autor aborda a avaliação na escola primária que varia sensivelmente de uma época ou de um sistema educativo a outro.
Para o autor, a avaliação deve ser concebida não como tomada de informação em sentido único, mas como um momento de confronto entre as estratégias do professor que quer estimar o que vale o aluno e fazer dessa maneira aderir a avaliação de que é objeto. E por outro lado, as estratégias do outro lado, as estratégias do aluno que sempre quer mostrar mais, ter recompensa pelo seu esforço.
De modo geral, a avaliação do meu ponto de vista deve ser levada em conta as somas de todo o caminhar do aluno durante o processo de sua aprendizagem, isso acontece quando um aluno se empenha mais em uma determinada disciplina pois é a que tem afinidade e desenvoltura e acaba não tendo um bom rendimento em uma disciplina que, para ele é menos atrativa e significativa.
Portanto a avaliação sendo ela somativa, favorece a valorização do conhecimento do aluno e sua auto-estima.
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